Alimentação Infantil

30/09/2014 06:27 - Atualizado em 23/11/2016 10:57

Cereais com açúcar podem levar à obesidade infantil

Consumo de cereais com açúcar pode fazer mal ao seu filho.

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Redação

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Se você faz parte do grupo de mamães e papais que alimenta seus filhos com um doce cereal matinal, saiba que isso não é o melhor para os pequenos. Com altas porcentagens de ingredientes doces, os cereais com açúcar são uma péssima opção de desjejum. Descubra o porquê e como substituir esse alimento na dieta de seu filho.

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Cereais com açúcar e seus problemas

Somando cerca de 20 gramas de açúcar a cada 100 gramas de cereal, as versões industrilizadas são muito calóricas e extremamente pobres em nutrientes quando comparadas aos cereais integrais. Faça o teste. Pegue um copo de 200 ml e coloque 4 colheres de açúcar. É bastante… E é isso o que seu filho consome nos cereais com açúcar.

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A frutose, açúcar natural das frutas, já está basicamente adicionado em todos os tipos de cereais com açúcar de frutas (aqueles coloridos). Apesar disso, a maioria dos tipos disponíveis no mercado adicionam uma quantidade extra de açúcar, apenas para que o lanche fique mais atrativo para as crianças.

O teste que confirma essa afirmação é a análise dos ingredientes do cereais com açúcar. Pegue uma embalagem do cereal preferido do seu filho. Olhe atentamente para os ingredientes que estão na lista. Se ela conter mel, açúcar, xarope de glucose ou extrato de malte de cevada, a criança está consumindo uma grande quantidade de açúcar desnecessário.

Cereais integrais x cereais com açúcar

Vai ser difícil, mas é necessário. A troca correta é substituir os cereais com açúcar pelos integrais. Comece aos poucos com a troca, explicando o porquê da substituição para o seu filho. Mostre o quanto um cereal integral pode ser saboroso quando combinado com outro tipo de alimento que ele gosta.

Para manter um vida saudável, os cereais devem representar cerca de 55% da nossa alimentação diária. Além de fornecer energia, eles reduzem o risco de doenças no coração, diabetes e obesidade. Seja no almoço, em forma de arroz integral, ou no lanche da tarde, em uma banana com aveia, é necessário incorporar cereais em todas as refeições.

Para não errar, a dica é que os cereais integrais sejam consumidos ao acordar, como a primeira refeição do dia. Eles podem ser acompanhados de frutas ou lacticínios. Durante o dia, você pode apostar em uma batida de fruta com cereais integrais, o que com certeza irá melhorar e muito a saúde de seu filho.

Benefícios dos cereais integrais

Os alimentos integrais são ricos em antioxidantes, proteínas e lipídios. Também são ricos em carboidratos complexos e fibras, e apresentam baixo teor de gorduras. Estima-se que uma pessoa deve consumir cerca de 5 colheres de sopa de algum tipo de grão integral por dia.

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Os resultados aparecem logo. Os cereais integrais causam mais saciedade, fazendo com que aconteça o emagrecimento. Apostar nesse tipo de alimentação é uma forma de fugir da obesidade infantil, que pode causar grandes problemas para a criança.

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