Alimentação Infantil

06/09/2015 02:46 - Atualizado em 01/12/2016 01:27

Cardápio saudável: Confira 2 receitas com legumes

Os nuggets de vegetais podem ser uma opção de lanche escolar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os hábitos alimentares são desenvolvidos durante a infância, mas nem sempre é fácil introduzir vegetais no cardápio dos pequenos. A forma como o alimento é apresentado conta muitos pontos e o sabor, também. Para garantir uma dieta saudável, é preciso inovar nas receitas com legumes.

Receitas com legumes são opção saudável

As tentações são grandes. O lanche escolar, se ficar restrito a salgadinhos e produtos industrializados, pode ser inimigo da saúde infantil. Para evitar o consumo de frituras e açúcares em excesso, vale criar um snack caseiro.

Para acertar na escolha e no preparo, opte por uma mistura de alimentos energéticos (pães, biscoitos integrais e cereais), construtores (queijos, leite, frios e iogurtes) e reguladores (frutas, legumes e verduras). A seguir, confira duas receitas com legumes que os pequenos vão amar!

homem preparando receitas com legumes

Nuggets de vegetais

Essa versão é um pouquinho diferente das opções industrializadas. Os nuggets de vegetais são preparados com brócolis, couve-flor e cenoura. Crocantes por fora e macios por dentro, eles não passam por fritura. Confira a receita:

receitas com legumes brocolis no garfo

Ingredientes dos nuggets:

- 1 cebola picada

- 1 xícara de chá de brócolis picados

- 1 xícara de chá de couve-flor picada

- 1 xícara de chá de cenoura picada

- 1 colher de chá de azeite

- 2 colheres de sopa de farinha de trigo

- 1 xícara de chá de leite desnatado

- Salsa e sal a gosto.

Ingredientes para empanar:

- 2 claras

- 1 xícara de chá de farinha de rosca

- ½ xícara de chá de farinha de milho em flocos

- 1 colher de sopa de azeite para pincelar.

Modo de Preparo:
Preaqueça o forno em 180 graus. Refogue os vegetais em uma panela antiaderente. Diminua a temperatura do fogo e adicione água, se necessário. Polvilhe uma pequena quantidade de farinha de trigo, adicione o leite e misture. Quando formar um caldo grosso, tempere com sal e salsa. Despeje em um refratário e deixe esfriar.

Assim que estiver firme, corte da maneira que preferir. Vale apostar em formatos divertidos. Passe os nuggets nas claras e nos dois tipos de farinha. Espalhe tudo sobre uma assadeira untada com azeite e farinha. Pincele ambos os lados com um pouquinho de azeite e água.

Leve para assar até que doure. Vire do outro lado e fique cuidando. Quando estiver com aspecto crocante, retire do forno.

Saiba Mais
Couve-flor pode prevenir ataques de epilepsia
Veja uma receita de salmão ao molho de espinafre sem lactose
Batata frita de forno é alternativa saudável ao petisco

Nhoque de espinafre

Quer deixar seu filho forte como o Popeye? Dê espinafre para ele! Rica em ferro, cálcio e fósforo, a hortaliça é uma grande aliada da saúde dos ossos, dos músculos e dos dentes. Nem sempre é a preferida dos pequenos, mas, quando preparada em forma de nhoque, pode se tornar mais atrativa. Confira o passo a passo.

receitas com legumes espinafreIngredientes:

- 1 maço de espinafre

- 2 batatas grandes

- 1 gema

- 1 xícara de chá de farinha de trigo

- 1 pitada de sal.

Modo de Preparo:

Espalhe as batatas, o espinafre e o sal em uma panela com água. Deixe cozinhar.

Quando estiver pronto, bata as folhas de espinafre no liquidificador com um pouco da água utilizada no cozimento.

Com a ajuda de um garfo, amasse as batatas e junte-as no liquidificador. Em seguida, adicione as gemas e a farinha de trigo. Bata bem.

Quando virar uma massa homogênea, faça rolinhos e corte em pequenas unidades. Cozinhe os nhoques em água quente e sirva com o molho de sua preferência.

Será que seu filho vai gostar dessas receitas com legumes? Deixe um comentário! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
espinafre
brócolis
cardápio infantil
lanche escolar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ