Alimentação Infantil

02/01/2016 02:00 - Atualizado em 20/11/2016 10:42

Cardápio infantil: Cuidados com a alimentação no verão

Pais devem optar por alimentos leves, como saladas e frutas, para manter a hidratação dos pequenos.

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Redação

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Durante os períodos mais quentes do ano, é necessário ter mais cuidado com o cardápio. A exposição ao sol e a hidratação durante o dia são fatores que devem ser levados em conta nas refeições. Para as crianças, especialmente, a alimentação no verão deve ser mais controlada. Veja abaixo como garantir a saúde do seu filho nessa época.

Alimentação saudável no verão

De acordo com a nutricionista Adriana Pittelkow, a melhor maneira de variar nas receitas é fazer uma relação com o que os filhos gostam de comer e o que é preciso incluir na alimentação deles, pensando em maneiras diferentes de preparar as refeições.

Alimentação no verão

Confira alguns exemplos preparados pela especialista:

Frutas: tente apresentá-las sempre cortadas, para facilitar o manuseio. “Uma boa dica é cortar em formatos diferentes, montando um prato colorido e atrativo”, sugere.

Vegetais e legumes: a beterraba e o brócolis são naturalmente atrativos para as crianças devido a sua cor intensa e formato. Outras alternativas para incentivar a ingestão de legumes e vegetais é apresentá-los em suflês, tortas e bolinhos, sempre preparados com quantidades mínimas de óleo e gordura.

Farinha integral: é sempre melhor opção se comparada à farinha branca. Tente acrescentá-la na alimentação dos filhos por meio de versões integrais de cookies, bisnaguinhas e pães.

Carnes: muitas crianças não gostam da carne vermelha. Para substituí-la, opte por frango e peixe grelhados ou bolinhos assados no forno. “Muitas crianças também se interessam pelo peixe através do sushi, por ter formato prático e atrativo”, destaca.

De acordo com a nutricionista, é fácil verificar os sinais de boa hidratação:

- Lábios e língua úmidos

- Produção fluida de saliva

- Urina sem cheiro.

Para manter a hidratação, dê sempre preferência para a água nas refeições e nos intervalos entre elas. Se a criança preferir, ela também pode ingerir sucos de fruta, chás gelados e água de coco. Frutas e saladas também contribuem para a hidratação, pois são ricos em água.

[[saiba_mais]]

Importância de controlar a alimentação no verão

Não são apenas as crianças que devem manter cuidados com a alimentação no verão. Adultos também precisam estar atentos para não cometer excessos. No verão, as pessoas devem consumir variedades de frutas, verduras e legumes. “Dessa forma, você obterá vitaminas, minerais, fibras e energia para enfrentar os dias de calor”, explica Adriana.

O ideal é fracionar as refeições diárias, comendo mais vezes, em menor quantidade e optando por alimentos mais leves. Macarrão, pães e arroz integrais são recomendados. Além deles, o cardápio do verão deve incluir carnes brancas e magras, legumes e verduras, preferencialmente cozidos a vapor.

Além disso, alguns alimentos podem ajudar na prevenção dos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenóides, substância que se deposita na pele e retém as radiações ultravioletas. Essa substância é encontrada nas frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a importância dos cuidados com a alimentação no verão, para você e seus filhos? Então aproveite para compartilhar este conteúdo e seguir curtindo as dicas de nutrição do Vivo Mais Saudável.

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