Alimentação Infantil

10/07/2015 02:07 - Atualizado em 10/12/2016 11:35

Brigadeiro sem leite condensado faz a festa dos pequenos

Consumo deve ser moderado, devido à alta quantidade de açúcar da guloseima.

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Redação

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Sempre presente em festas de aniversário, o brigadeiro é um dos doces mais populares do Brasil. O que fazer quando a criança exagera na dose? A receita de brigadeiro sem leite condensado é uma alternativa menos calórica para os amantes da guloseima.

A opção promete render um doce ainda delicioso e mais leve para o seu filho. Porém, atenção: no lugar do leite condensado, a receita utiliza açúcar. Portanto, mesmo sendo menos calórico, não dá para exagerar. Aprenda a seguir como preparar o brigadeiro sem leite condensado e consuma na medida!

brigadeiro sem leite condensado

Receita de brigadeiro sem leite condensado

Ingredientes

- 1 copo de leite

- 4 colheres de chocolate solúvel em pó

- 2 colheres de margarina

- 3 colheres de açúcar

- Chocolate granulado.

Modo de Preparo:

Diferente do tradicional, o brigadeiro sem leite condensado possui um tempo maior de preparo e seu rendimento em porções pode cair pela metade. Apesar disso, o sabor e o ponto do doce ainda podem se igualar à versão tradicional. Ou seja, seu filho não notará grande diferença.

Para preparar a receita, ponha todos os ingredientes em uma panela e misture com uma colher de pau. Leve a fogo alto e mexa sem parar. Deixe cozinhar por até 20 minutos e, depois, diminua para fogo baixo.

Continue mexendo até que o brigadeiro atinja a consistência desejada. Retire o doce do fogo e mexa para esfriar. Despeje num recipiente apropriado e leve à geladeira até que esfrie. Essa receita também pode ser utilizada em recheios de bolos e como cobertura, é só não deixe engrossar demais o ponto do doce.

O açúcar do brigadeiro sem leite condensado

Agora que você aprendeu como preparar um brigadeiro sem leite condensado, lembre-se de ficar atento às quantidades do ingrediente substituto. Apesar de ser menos calórica que a receita original, a guloseima é bastante açucarada. O açúcar, em proporções exageradas, também é prejudicial. 

Desde 2014, novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam que apenas 5% do total de calorias ingeridas por dia venha do açúcar. Essa quantidade representa metade do que o órgão sugeria anteriormente. 

A redução em questão surge com o objetivo de intensificar a luta contra a obesidade e doenças dentárias. Ainda de acordo com a OMS, reduzir a porcentagem diária de açúcar para 5% proporciona efeitos positivos adicionais no organismo.

A nova taxa é de 25 gramas de açúcar por dia. Isso corresponde a cerca de seis colheres de chá, ou 100 das 2 mil calorias diárias recomendadas para um adulto.

Viu como, na medida, você pode aproveitar o brigadeiro sem leite condensado? Não esqueça de contar o que você achou da receita! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

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sem lactose
açúcar
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