Alimentação Infantil

08/09/2015 08:42 - Atualizado em 26/11/2016 04:16

BLW propõe autonomia dos bebês na alimentação

A técnica vem conquistando adeptos ao redor do mundo, mas tem ressalvas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A partir dos seis meses de idade, é recomendado que se inicie o processo de introdução de alimentos sólidos para o bebê. Uma técnica chamada Baby Led Weaning (BLW) - desmame guiado pelo bebê, em português - vem conquistando muitas famílias, apostando no incentivo à autonomia da criança durante as refeições.

A proposta foi criada pela consultora de saúde britânica Gill Rapley e defende que os bebês criem o hábito de se alimentar desde cedo, com as próprias mãos. Com a ideia de estabelecer o próprio ritmo da criança, o BLW dispensa talheres e papinhas e oferece os alimentos para que o pequeno os consuma sozinho.

bebê comendo pão com técnica BLW

Prós e contras do BLW

Os bebês, naturalmente, são envolvidos pela curiosidade de conhecer coisas novas, e isso inclui os alimentos. Ao receber a comida em pedaços variados que consiga levar à boca, a criança desenvolve mais confiança, livre da pressão dos pais ao oferecerem papinhas em colheres.

O estímulo da mastigação desde cedo é uma das principais vantagens da técnica de introdução alimentar. Além disso, o pequeno vai aprendendo os diferentes sabores de frutas, legumes e outras comidinhas, assim como conhece a textura e a consistência de cada uma, separadamente.

Outra grande vantagem do BLW é o consumo do alimento in natura. Frutas e legumes podem perder propriedades nutricionais, ao serem batidos ou triturados. Por isso, o método garante que a criança absorva vitaminas e minerais de forma potencializada.

Saiba Mais
Leite materno congelado: Entenda como armazenar
Baby cooking promete facilitar a vida das mamães
Alimentação na amamentação pode influenciar o paladar do bebê

O sucesso da técnica é confirmado por um estudo da University of Nottingham, da Inglaterra, publicado em 2012. Ele aponta que bebês que se alimentaram com comidas sólidas usando as mãos desde cedo têm mais chances de desenvolver preferências alimentares mais saudáveis e menos propensão à obesidade.

Entretanto, mesmo oferecendo benefícios à saúde do bebê, os pais precisam ser cautelosos ao utilizarem a técnica BLW. Isso porque cada criança se comporta de uma maneira diferente e nem todas podem estar preparadas para agirem dessa forma autônoma.

É importante ressaltar que, para um desenvolvimento saudável, a criança necessita ingerir as quantidades suficientes de nutrientes e, em alguns casos, pode falhar ao fazer isso sem o auxílio dos adultos.

Profissionais sugerem que a forma segura e benéfica é fazer a introdução da alimentação sólida de maneira mista. Além das papinhas, a criança deve ter a liberdade de segurar o alimento e conhecê-lo.

Vale lembrar do dever dos pais de proporcionar uma alimentação adequada aos filhos. Por isso, os adultos devem interferir, caso o pequeno rejeite determinado grupo de alimentos, evitando que seu organismo fique carente de algum nutriente em especial.

Tenha o acompanhamento de profissionais

Além do acompanhamento do pediatra, um nutricionista infantil também é muito válido desde os primeiros anos da criança. Ele poderá indicar quais são os alimentos corretos a serem inseridos na alimentação do bebê, garantindo um organismo fortalecido.

O profissional pode definir, também, quais alimentos poderão ser disponibilizados para a criança consumir sozinha e quais devem ser inseridos dentro da alimentação pasteurizada.

Qualquer que seja a técnica escolhida, a atenção constante dos pais é fundamental para garantir uma alimentação completa e evitar acidentes, como a criança engasgar. Com o monitoramento constante, o bebê conhecerá aos poucos os alimentos e terá uma dieta bastante equilibrada e saudável.

O que você achou dessa técnica? Pode ser uma alternativa para o seu bebê? Deixe sua opinião nos comentários! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação infantil aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
introdução alimentar
bebês
autonomia
nutrição infantil

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ