Alimentação Infantil

07/03/2015 09:21 - Atualizado em 02/12/2016 05:04

Batata frita pode ser substituída de diversas maneiras

A batata frita de forno é livre de gorduras e também conta com aquela textura crocante.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A batata frita é um dos lanches preferidos da criançada. Mas os pequenos, que adoram o toque crocante e o gostinho sem igual do petisco, podem apresentar problemas de saúde, se exagerarem na dose. Confira como preparar três opções mais saudáveis e livres de gorduras excessivas, sem abrir mão do sabor.

Quantas calorias tem uma batata frita?

Estima-se que 100g de batata frita contenham 312kcal. Isso equivale a um filé de frango de 100g e duas colheres de arroz branco - ou seja, uma refeição completa, com proteínas e carboidratos. A alimentação saudável é importante para manter a energia das crianças sempre lá em cima.

batata frita

Esqueça a batata frita tradicional

Veja opções de lanches diferenciados e com menos calorias

Batata de forno

A batata frita de forno é mais saudável, já que não conta com muito óleo em seu preparo. Confira como fazer:

Ingredientes:

- 8 batatas

- ¼ de xícara de farinha

- 3 colheres de sopa de azeite

- Sal.

Modo de preparo:

Descasque as batatas e corte-as em formato palito, parecidas com aquelas das lanchonetes. Em seguida, coloque-as dentro de uma forma e, por cima, jogue a farinha. Misture bem para que todas as batatas fiquem cobertas. Por último, acrescente três colheres de sopa de azeite e espalhe as batatas até que elas forrem o recipiente.

Leve a forma ao forno preaquecido a 200ºC. Deixe as batatas no forno por mais ou menos uma hora, ou até que fiquem douradas. Quando estiverem prontas, retire-as do forno e coloque-as numa tigela forrada com papel. Para servir a batata frita, prepare molhos especiais.

Chips de batata doce

Uma versão diferente de batata frita, os chips de batata doce são opção de lanche fit. Valem para as crianças e para quem estiver de dieta, já que a batata doce é um carboidrato de baixo índice glicêmico. Para preparar, você precisa apenas de batata doce e azeite na quantidade que preferir.

Modo de Preparo:

Descasque a batata doce e leve-a para o micro-ondas. Deixe por mais ou menos três minutos. Retire a batata e corte em fatias finas. Espalhe os chips em uma forma untada com um pouco de azeite e, por cima, acrescente mais uma pequena camada de azeite. Leve as batatas para o forno e deixe assar por mais ou menos 15 minutos.

Mandioca assada

A mandioca assada é uma alternativa crocante e saudável à batata frita. A receita, fácil de fazer, combina com petiscos variados para um final de semana com amigos. Confira:

Ingredientes:

- Mandioca cozida

- 1 pitada de sal

- 1 fio de azeite.

Modo de Preparo:

Corte a mandioca já cozida em palitos finos. Espalhe todas as fatias dentro de uma forma. Por cima, jogue um pouquinho de sal e azeite. Leve a forma para o forno e deixe assar por mais ou menos 15 minutos, ou até que doure. Agora é só chamar a criançada e saborear.

Gostou das dicas de alimentação infantil? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
mandioca
batata doce
batata frita de forno
chips

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ