Alimentação Infantil

24/08/2015 03:08 - Atualizado em 07/12/2016 11:13

Arroz com legumes vira solução para um cardápio saudável

Incentivar as crianças a provar novos alimentos pode garantir uma alimentação equilibrada.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A alimentação equilibrada e rica em nutrientes reflete diretamente no desenvolvimento das crianças. Para garantir sabor e saúde, estas duas receitas de arroz com legumes têm tudo para conquistar a família toda.

É dever dos pais orientar os filhos sobre a importância de um cardápio balanceado e incentivá-los desde pequenos a consumir frutas, vegetais e outros alimentos saudáveis. Com uma dieta positiva, a criança tende a ter um sistema imunológico mais fortalecido, bem como melhor desenvolvimento físico e mental.

panela de arroz com legumes

Rápido e nutritivo: Arroz com legumes

Ingredientes:

- 2 xícaras de chá de arroz cozido quente

- 1 xícara de chá de vagem cozida picada

- 1 xícara de chá de cenoura cozida picada

- ½ xícara de chá de azeitona verde picada

- ½ pimentão vermelho picado

- ½ xícara de chá de muçarela picada.

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes numa tigela e misture bem. Sirva quente.

Variação gourmet: Arroz colorido

Ingredientes:

- 3 filés de peito de frango picados

- 1 cebola cortada em cubos pequenos

- 1 cenoura cozida cortada em cubos pequenos

- 50g de gengibre delicadamente cortados

- ½ lata de ervilha

- 1 tomate

- 2 ovos

- 100g de presunto cortado em cubos

- 2 xícaras de arroz

- 1 vidro de leite de coco

- Sal e temperos a gosto.

Modo de Preparo:

Saiba Mais
Torta de legumes: Prepare 2 receitas saudáveis
Sanduíche de legumes com passas é lanche saudável para as crianças
Fibra alimentar melhora a saúde das crianças

Em uma panela, refogue a cebola com os temperos que você preferir. Quando estiver dourada, acrescente o frango cortado em pedaços pequenos. Deixe dourar. Vá pingando água aos poucos para a carne não secar. Acrescente o gengibre e mexa mais um pouco. Despeje o leite de coco.

Enquanto isso, em outra panela, prepare o arroz como de costume. Quando estiver quase cozido, misture-o aos ingredientes da primeira etapa, já depois de ter incluído o leite de coco. Acrescente as ervilhas, o presunto e a cenoura cozida al dente. Quando o arroz pronto, desligue o fogo.

Montagem:

Unte uma forma de furo central. Acomode os tomates e os ovos, todos cortados em quatro partes, intercalando-os. Despeje o arroz com legumes, apertando bem para caber na forma. Regue com um pouco de azeite de oliva. Leve ao forno por cerca de 15 minutos. Desenforme ainda quente e sirva logo em seguida.

Alimentação infantil requer atenção

Doces e refrigerantes não devem ser comuns na alimentação das crianças, especialmente se as guloseimas substituírem frutas, legumes e outros itens fundamentais para o desenvolvimento dos pequenos.

Incentivar as crianças a provar sabores diferentes é um hábito que deve ser desenvolvido desde os primeiros anos. A alimentação rica é aquela com presença dos principais nutrientes, minerais e vitaminas que garantam um organismo mais saudável.

A dieta infantil reflete diretamente na disposição da criança para realizar atividades, bem como na sua imunidade - o que é fundamental, uma vez que os pequenos estão expostos a uma série de vírus e bactérias ao longo do dia.

Fortalecer o organismo é um ponto-chave para uma criança mais saudável e feliz. Portanto, que tal substituir aquela batata frita com nuggets pelo arroz com legumes no próximo almoço? Depois nos conte o resultado! E continue acompanhando o Vivo Mais Saudável para conferir outras dicas de alimentação infantil.

TAGS
receita para crianças
cardápio saudável
arroz colorido
pirâmide alimentar infantil

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ