Alimentação Infantil

12/12/2015 10:43 - Atualizado em 04/12/2016 05:07

Aprenda como fazer papinha para o seu bebê

A papinha de frutas pode ser introduzida na alimentação infantil aos 6 meses de idade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quem é pai ou mãe de primeira viagem acaba se questionando sobre os melhores lanchinhos para cada fase da vida do bebê. Aprender como fazer papinha em casa é indispensável para garantir a nutrição do pequeno.

Confira a seguir as dicas de uma nutricionista e aprenda duas receitas superfáceis.

como fazer papinha

De acordo com a nutricionista Giovanna Stefani, papinhas, sopinhas e purezinhos são as melhores opções para a introdução alimentar, após ou junto com o aleitamento materno. É a partir desse momento que as crianças podem ter o primeiro contato com frutas e legumes.

"A papinha de fruta, simples, sem adição de conservantes e açúcares, pode ser incluída na alimentação da criança a partir dos 6 meses" recomenda Giovanna. Sopas do tipo creme também podem ser introduzidas nessa fase. Já as receitas com pedaços sólidos de alimentos ficam para quando o bebê completar 8 meses.

Fazer papinha em casa livra a criança de conservantes, corantes, açúcares e gorduras presentes em algumas marcas de versões industrializadas. Além das substâncias nocivas, essas opções também são muito pastosas e não favorecem o desenvolvimento da mastigação.

Como fazer papinha corretamente

Mais saudáveis, as papinhas caseiras também saem mais barato. Basta selecionar vegetais da estação. Confira alguns ingredientes recomendados pela nutricionista:

Frutas: banana, pera, goiaba, manga, mamão e maçã.

Legumes: cenoura, beterraba e batata.

Após a seleção dos alimentos frescos, é importante ficar de olho na higienização. Lave os ingredientes com água abundante. Use uma escovinha para esfregar e remover resíduos que possam ficar acumulados.

De acordo com Giovanna, é preferível que as papinhas sejam feitas na hora do consumo, mas, na falta de tempo, vale reservá-las. Elas podem ser armazenadas na geladeira por no máximo três dias ou no congelador por seis meses.

O mais importante, porém, é sempre contar com a indicação de um nutricionista ou pediatra. Os profissionais conhecem as principais necessidades do pequeno e podem indicar os melhores alimentos para cada criança.

mãe que sabe como fazer papinha alimenta bebê

2 receitas de papinha

1. Papinha de laranja e mamão

Ingredientes:

- 100ml de suco de laranja

- 1 fatia média de mamão

Modo de Preparo:

Numa tigela, amasse o mamão com um garfo. Adicione o suco de laranja e misture bem. Sirva em seguida.

Saiba Mais
Baby pilates faz bem para mamães e bebês
Aprenda 5 receitas de papinhas vegetarianas para o seu bebê
Doação de leite materno contribui para a qualidade de vida dos bebês

2. Papinha de cenoura

Ingredientes:

- 200g de cenoura fatiada

- Água do cozimento.

Modo de Preparo:

Cozinhe a cenoura em água. Quando estiver macia, retire e leve para o liquidificador. Adicione algumas colheres de água do cozimento para dar o aspecto cremoso. Bata por alguns minutos. Dê uma leve esquentadinha, apenas para ficar morna. Sirva em seguida.

Aprendeu como fazer papinha? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação infantil aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
receita de papinha
introdução alimentar
nutrição
papinha caseira

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ