Alimentação Infantil

29/03/2016 12:00 - Atualizado em 26/11/2016 11:44

Aprenda como congelar legumes corretamente

Congelamento é a maneira mais simples para preservar os alimentos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O congelamento preserva o sabor dos alimentos e evita o desperdício. Ao contrário das conservas, que requerem técnicas e equipamentos especiais, aqui tudo o que você precisa são ferramentas simples. Para melhores resultados, há ainda algumas dicas importantes de como congelar legumes. Elas vão fazer toda a diferença para o gosto e a aparência dos ingredientes das suas receitas. Confira!

O que acontece com legumes congelados?

A Fundação de Alimentos Congelados, organização americana sem fins lucrativos, em conjunto com a Universidade da Califórnia, promoveu um estudo para avaliar o teor de nutrientes de alimentos congelados e frescos. Essa é uma dúvida de muitas pessoas, já que o processo é mal visto por supostamente eliminar essas substâncias benéficas.

Pois os resultados mostraram que os valores nutricionais de frutas e legumes congelados geralmente são iguais. Em alguns casos, são até melhores que os frescos. É o caso particular do teor de vitamina C do milho congelado, do feijão-verde e do mirtilo.

Esse estudo também observou que o congelamento tem um efeito positivo sobre a concentração de vitamina E dos legumes, se comparados com os frescos. Além disso, o valor nutritivo de cinco minerais (cálcio, magnésio, zinco, cobre e ferro), fibras e fenólicos totais ficou bem conservado nos vegetais conservados no freezer.

mulher que sabe como congelar legumes posa com vegetais na cozinha

Como congelar legumes da forma correta

Quando congelada, a água dos vegetais se expande e faz com que os cristais de gelo quebrem as paredes celulares. Como resultado, alguns legumes e frutas tendem a ficar moles, uma vez descongelados.

Para atenuar esse efeito, o ideal é congelar legumes e frutas o mais rapidamente possível: quanto menores as temperaturas, menos cristais de gelo e menos danos às paredes celulares.

Os melhores legumes para congelamento são os vegetais de baixa acidez. Se armazenados corretamente, eles podem durar até um ano em seu freezer. Folhas verdes, como espinafre, acelga e couve, também são capazes de ser congeladas. Você pode até mesmo colocá-las em bandejas de cubos de gelo, em porções fáceis para ensopados e sopas.

Quando congelar legumes, primeiro escalde-os rapidamente em água fervente. Em seguida, mergulhe-os brevemente em água gelada para impedir que continuem cozinhando. Isso destrói micro-organismos desagradáveis, ​capazes de sobreviver na superfície de hortifrútis.

Depois, é só escorrer por alguns minutos e secar em um papel toalha. Selecione o tamanho e o tipo de recipiente adequado para as necessidades da sua família. Se você escolher sacos de plástico, tire todo o ar. Lembre-se de etiquetar cada um deles com a data do congelamento para você saber, quando for utilizar.

Os legumes que podem ser congelados por esse método são aspargos, ervilhas frescas, beterraba, brócolis, couve-de-bruxelas, cenoura, couve-flor, berinjela e milho-verde. Lembre-se de que, quanto mais frescos, melhor será o sabor e textura depois do descongelamento.

Para descongelar, vale saber que a maioria dos legumes pode ir diretamente do freezer para a água quente. Quanto ao milho, é melhor deixá-lo descongelar ao natural um pouco antes. Procure não utilizar o micro-ondas, já que isso muitas vezes muda a textura dos alimentos.

TAGS
vegetais
armazenamento
congelamento
descongelar legumes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ