Alimentação Infantil

04/08/2015 04:23 - Atualizado em 09/12/2016 01:07

Alimentos ricos em vitamina K fazem bem para o sangue

O nutriente é essencial para o organismo, contribuindo para a coagulação do sangue e para a saúde dos ossos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Todos os nutrientes possuem funções essenciais para o organismo das crianças, contribuindo de diferentes formas para o desenvolvimento e o crescimento saudável. No caso da vitamina K, ela é fundamental para a saúde do sangue, pois ajuda na coagulação sanguínea. Por isso, alimentos ricos em vitamina K devem ser consumidos diariamente.

O nutriente ainda contribui para a saúde dos ossos, dos dentes, das unhas e do cabelo. É muito importante para recém-nascidos, principalmente os prematuros, podendo ser utilizado como suplementação para ajudar no desenvolvimento dos bebês.

alimentos ricos em vitamina k brocolis

Importância da vitamina K

A vitamina K é lipossolúvel e possui três tipos: K1, K2 e K3. A vitamina K1 é encontrada em alimentos de origem vegetal, a K2 é produzida pelo próprio organismo, na flora intestinal, e a K3 é desenvolvida em laboratório para ser utilizada nos suplementos.

Consumir alimentos ricos em vitamina K estimula as proteínas a se transformarem em substâncias que contribuem para a coagulação correta do sangue. Isso mantém a saúde da circulação sanguínea das crianças e, mais tarde, ajuda no combate de doenças como a trombose e a trombocitopenia, melhorando também a cicatrização.

Além da coagulação sanguínea, o nutriente contribui para a síntese de proteínas do plasma do sangue, dos rins e de tecidos. Também ajuda na formação capilar, dando força para dos cabelos, e fortalece unhas e dentes.

Outro benefício dos alimentos ricos em vitamina K é a melhora da saúde óssea, pois a vitamina ajuda na fixação do cálcio nos ossos, nutriente responsável pela construção e manutenção da estrutura do esqueleto e dos dentes.

A deficiência de vitamina K pode ser identificada por meio de um exame de sangue. As principais complicações da falta do nutriente no organismo são problemas de coagulação sanguínea e perda da qualidade óssea.

Os sinais manifestados incluem o sangramento das mucosas, hemorragias, melena (sangramento do estômago) ou outras manifestações de coagulação deficiente (hematomas, sangramentos gengivais, entre outros.).

A vitamina K é ainda mais importante para os recém-nascidos, pois a deficiência do nutriente é comum nessa fase devido à função hepática imatura e à transferência de baixas quantidades da vitamina através da placenta ou do leite materno. Quando isso ocorre, a criança corre risco de sangramentos, como hemorragia cutânea, gastrointestinal e intracraniana.

Portanto, a suplementação de vitamina K é comum para recém-nascidos, principalmente para os prematuros, pois eles correm maior risco de ter hemorragia espontânea e a vitamina ajuda a prevenir o problema.

alimentos ricos em vitamina k azeite de oliva

Conheça alimentos ricos em vitamina K

Devido todos os benefícios do nutriente, é fundamental incluir alimentos com vitamina K no cardápio das crianças. Os principais são brócolis, couve-flor, agrião, rúcula, repolho, alface, espinafre e outros vegetais verdes. Apenas 50 gramas desses alimentos já fornecem a quantidade diária recomendada de vitamina K.

Os óleos vegetais - como o azeite, as oleaginosas, o abacate, o ovo e o fígado - também são boas fontes do nutriente. Já o uso de suplementos de vitamina K deve ser prescrito apenas por um nutricionista. O profissional irá indicar a quantidade necessária e como incluí-la na dieta de forma saudável.

A recomendação de consumo diário de alimentos ricos em vitamina K é de 25 miligramas para adultos. No caso de mulheres que amamentam, a orientação é de até 10 miligramas por dia. Já para as crianças, a conta é um micrograma para cada quilo de peso.

Você conhecia a importância da vitamina K? Conte para nós suas táticas para incluir vegetais na alimentação do seu filho! E aproveite para conferir outras dicas aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
cardápio infantil
brócolis
óleo vegetal
cálcio

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ