Alimentação Infantil

09/09/2015 09:04 - Atualizado em 31/10/2016 12:19

Alimentos ricos em potássio não podem faltar na mesa dos pequenos

A carência de potássio pode acarretar fadiga, cãibras e paralisia intestinal.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os alimentos ricos em potássio assumem uma função essencial durante a infância. Atuante no metabolismo das células musculares, o mineral influi no crescimento, na contração muscular, no funcionamento cardíaco e na transmissão dos impulsos nervosos.

O elemento compõe cerca de 5% do total de minerais encontrados no corpo humano, sendo principalmente ativo nas células musculares e nervosas. A sua carência é perigosa à saúde e pode ocorrer devido ao baixo consumo de frutas e hortaliças, ou após episódios intensos de vômitos e diarreia.

Os sintomas da hipocalemia, como é chamada a deficiência do mineral, são fadiga, fraqueza muscular, cãibras e paralisia intestinal. Previna esse quadro incluindo alimentos ricos em potássio nas refeições do seu filho.

abacate, um dos alimentos ricos em potássio

Conheça alimentos ricos em potássio

Cuidado! Altas doses da substância podem fazer mal. “O excesso de potássio ocorre principalmente na presença de doenças renais e na incapacidade de excreção do mineral”, comenta a nutricionista Giovanna Stefani.

Essa situação pode ser vista em casos de cetoacidose diabética - quando os níveis de glicose estão extremamente altos -, acidose láctica - excesso de ácido lático no corpo -, desidratação e insuficiência renal. O acúmulo de potássio também “pode levar a paralisia do músculo esquelético, confusão mental e anormalidade do ritmo cardíaco”, explica a especialista.

Porém, em pessoas saudáveis, os benefícios dos alimentos ricos em potássio são inegáveis. Damasco seco, leite desnatado em pó, lentilha, erva mate, ervilha seca, feijão, passas, amêndoas, ameixa seca, e até chocolate em pó são alguns deles.

O potássio também é encontrado na castanha-do-pará, no espinafre, na beterraba, no melão, na batata-inglesa, na salsa, na couve, no abacate, na mandioca, na banana e no mamão.

Receita rica em potássio

Para aproveitar os benefícios dos ingredientes, a nutricionista recomenda o consumo de um prato reconfortante e quentinho. “Fazer uma sopa cremosa com ervilha secas em caldo de carne é uma boa pedida para um jantar”, sugere. Para o lanche, basta uma banana amassada com granola, uva-passa, damasco e ameixa-preta picados.

A seguir, confira a receita da sopa:

Ingredientes:

- 1 xícara de chá de ervilha seca lavada

- 2 colheres de sopa de manteiga

- 3 dentes de alho amassados

- 1 cebola média picada em pedaços pequenos

- ½ litro de caldo de carne

- 2 colheres de chá de sal

- 1 colher de chá de pimenta-do-reino.

Modo de Preparo:

Em uma panela de pressão, coloque a ervilha e 800 mililitros de água. Tampe e deixe cozinhar por 15 minutos. Em seguida, retire do fogo, diminua a pressão e abra. Reserve.

Derreta a manteiga em uma frigideira. Acrescente o alho e a cebola. Refogue bem. Junte a uma panela com uma xícara de chá de água, a ervilha cozida e o caldo de carne. Espere cozinhar por 25 minutos.

Quando estiver pronto, desligue o fogo e espere ficar morno. Depois, bata no liquidificador. Se quiser, passe por uma peneira e coe antes de servir.

Será que seu filho vai gostar dessa receita? Conte para nós! E aproveite para conferir mais dicas de nutrição aqui no Vivo Mas Saudável.

TAGS
crescimento
cognição
músculos
fibras

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ