Alimentação Infantil

05/06/2015 05:21 - Atualizado em 04/12/2016 08:12

Alimentos ricos em cálcio contribuem para ossos fortes

Leite é a principal fonte de cálcio e garante força e equilíbrio na infância.

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Redação

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Você sabe por que a ingestão de alimentos ricos em cálcio é fundamental para a saúde das crianças? Porque esse composto é responsável por funções muito importantes do organismo.

É com a presença do cálcio que o sangue coagula, que os nervos trabalham corretamente, que os músculos e o coração são fortalecidos e que os dentes e ossos permanecem sadios, tornando-se resistentes a dores, fraturas e osteoporose.

Desde a infância, o cálcio precisa ser consumido com regularidade. Conforme a criança cresce, as quantidades diárias também aumentam. De 1 a 3 anos, o recomendável são 500 miligramas. Entre 4 e 8 anos, são 800 miligramas. Saiba quais os benefícios dos alimentos ricos em cálcio e como é possível inseri-los na dieta dos pequenos.

alimentos ricos em calcio

Cálcio garante força e equilíbrio para a vida

Durante a adolescência e até os 30 anos de idade, o cálcio é retido nos ossos, fortalecendo-os. Depois dos 50 anos, esse mineral vai sendo reduzido naturalmente do organismo e, sem uma boa reserva, é possível que a osteoporose se desenvolva, comprometendo a mobilidade e o equilíbrio. A prevenção desse problema é feita com o consumo de alimentos ricos em cálcio desde a infância.

A ingestão de leite e derivados é a melhor forma de garantir a presença de cálcio no organismo. No entanto, alguns vegetais também são ricos nesse composto, que pode ser encontrado na couve, no agrião, nos brócolis, na sardinha, no feijão e na soja. Os suplementos com o mineral são indicados apenas para quem não consiga obter cálcio com a alimentação.

Quando consumido em excesso, porém, o cálcio pode provocar problemas no estômago, como constipação e má absorção de ferro e zinco. Os médicos recomendam não ultrapassar os 2,5 gramas diários. Para se ter dimensão, uma xícara de leite integral oferece 300 mg de cálcio, além de proteínas, lactose, gordura, vitamina D e riboflavina.

alimentos ricos em calcio

Quais alimentos ricos em cálcio despertam interesse nas crianças?

Nas refeições das crianças, você pode incluir alimentos ricos em cálcio de diversas formas. Ele é encontrado principalmente no leite, então um achocolatado pode ser uma forma de garantir a ingestão logo pela manhã. Os iogurtes são ideais para o lanche e também são ricos no mineral. No pão, você pode utilizar requeijão e fazer sanduíches com queijo.

O almoço pode apresentar um cardápio com molho branco, feijão preto ou branco, brócolis e couve. As sobremesas podem ser feitas com leite condensado e, no lanche da tarde, o milk shake de chocolate sem açúcar é uma opção deliciosa. Pães de queijo e mini-pizza de sardinha são outra forma de garantir consumo de cálcio para o jantar.

É comum que as crianças tenham um paladar mais apurado para o doce, por isso as vitaminas de frutas e as misturas de chocolate e morango no leite são mais atraentes para elas. Além disso, procure opções de sorvetes com redução de gordura e açúcar, já que eles costumam ser excelentes fontes de cálcio.

Em caso de intolerância à lactose, o ideal é buscar um nutricionista para recomendar alimentos ricos em cálcio que atendam às necessidades especificas da alimentação infantil. Para suprir as quantidades diárias do mineral, os especialistas recomendam a ingestão de três a quatro copos de leite.

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