Alimentação Infantil

30/03/2015 01:43 - Atualizado em 12/11/2016 09:40

Alimente seu filho de maneira saudável com papinha orgânica

A papinha de beterraba com aspargos é uma opção nutritiva para os bebês mais crescidinhos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os alimentos orgânicos estão em alta. Livres de agrotóxicos, eles são considerados uma ótima opção para quem procura versões saudáveis e naturais. Encontrados em feirinhas orgânicas e nas seções de hortifrúti dos mercados, frutas, verduras, ovos e carnes podem ser ingredientes da papinha orgânica. Veja como fazer.

papinha organica

Papinha orgânica de beterraba com aspargos

A papinha orgânica de beterraba com aspargos é uma opção saudável para a alimentação dos pequenos. Confira.

Ingredientes:

- 250g de beterraba orgânica descascada e cortada em cubos

- 10 talos de aspargos orgânicos frescos

- 1/2 cebola grande

- 1 dente de alho cozido

- 325ml de caldo de carne.

Modo de Preparo:

Cozinhe no vapor as beterrabas, os aspargos, a cebola e o alho. Quando estiverem prontas, dê um choque térmico com água gelada. No liquidificador, coloque todos os ingredientes que foram cozidos. Bata e acrescente o caldo de carne natural. Bata mais um pouco para obter a papinha orgânica. Coloque sal, se necessário.

Caldo de carne orgânico

A papinha orgânica conta com caldo de carne natural. Veja como preparar o condimento, que pode ser utilizado em diversas receitas.

Ingredientes:

- 1kg de carne moída

- 1 cenoura descascada e picada

- Tempero verde, sal e pimenta-do-reino a gosto

- Água.

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma panela de pressão com água. Deixe cozinhar por 20 minutos até pegar pressão. Após desligar o fogo, deixe repousar por 7 minutos. Com a ajuda de uma peneira, guarde o caldo dentro de um pote. Leve à geladeira e deixe lá por duas horas. Quando estiver gelado, retire o excesso de gordura.

O que são alimentos orgânicos?

Os alimentos orgânicos são identificados por seu cultivo cuidadoso e totalmente livre de adubos químicos ou de agrotóxicos. Eles envolvem criações sem drogas veterinárias, hormônios, antibióticos e organismos modificados. Para quem opta por uma alimentação natural, os produtos orgânicos garantem menor risco à saúde.

Eles englobam verduras, frutas, sucos, óleos, ovos, carne, vinhos e outros. Para encontrá-los, você deve ir até lojas especializadas ou feirinhas orgânicas. Os hortifrúti de mercados também podem contar com opções, porém, para encontrar seleções mais completas, procure por armazéns com produtos selecionados.

papinha orgânica

Cuidados com alimentos não orgânicos

Os alimentos orgânicos são caros e nem sempre fáceis de encontrar. Para consumir as versões “normais” sem riscos à saúde, confira cuidados essenciais.

Escolha as frutas e verduras da época

Ao selecionar os alimentos que farão parte da papinha orgânica, dê preferência para frutas e verduras da estação. Elas não precisam de tantos químicos no cultivo.

Lave com cuidado

Lave todos os alimentos com água abundante. Para retirar os resíduos de agrotóxicos, use um pouco de hipoclorito de sódio.

Consuma sem casca

Para diminuir a ingestão de agrotóxicos encontrados nos alimentos não orgânicos, retire as cascas de frutas, verduras e legumes.

Viu como é fácil garantir uma refeição nutritiva para seu filho desde cedo? Conte para nós como você faz sua papinha! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
papinha
alimentos orgânicos
agrotóxicos
cardápio infantil

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ