Dra. Priscila Maximino

ESPECIALIDADE

Nutrição Infantil

ONDE ATENDE

  • (11) 5575-3875

Dra. Priscila Maximino

Apresentação

Nutricionista especializada em Nutrição Infantil.

O que Trata

Alimentação de bebês, crianças e adolescentes.

Formação Acadêmica

Especialização e Mestrado na Universidade Federal de São Paulo.

Cargos e Títulos

Há mais de 10 anos, realiza atendimento especializado a bebês, crianças e adolescentes na clínica Nutrociência. Proprietária da PMAXX Assessoria em Nutrição que atua na coordenação de projetos científicos e apoio técnico. Autora do Guia Descomplicado da Alimentação Infantil. Pesquisadora do Centro de Dificuldades Alimentares do Hospital Infantil Sabará e parceira da Consultoria em Alimentação Infantil Mayra Abucham.

Alimentação Infantil

20/05/2015 06:50 - Atualizado em 05/12/2016 04:53

Alimentação saudável para crianças: Como fazê-las comer direitinho

Nutricionista dá dicas para você cuidar melhor da alimentação do seu filho.

POR

Dra. Priscila Maximino

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Balas, doces, salgados é o sonho de qualquer criança, mas legumes, frutas e verduras também podem ser especiais. Como chamar a atenção do seu filho para esses alimentos? Confira nossa entrevista com a nutricionista Priscila Maximino e deixe o cardápio do seu filho mais especial.

Veja dicas de alimentação divertida para seu filho

 

1. Em crianças de 7 a 10 anos, período de crescimento, quais são as necessidades nutricionais mais importantes?

A velocidade de crescimento não é tão alta como na primeira infância e o organismo está se preparando para a adolescência onde ocorre o estirão de crescimento. Prevenir os excessos é fundamental, já que a criança tem maior independência passando mais tempo longe de casa e sendo cada vez mais responsável pelos alimentos que come ao longo do dia. É importante também manter várias refeições ao longo do dia nos intervalos entre uma atividade e outra. O café da manhã é uma refeição que não deve ser pulada, pois é uma ótima oportunidade para ingerir o cálcio presente no leite ou seus derivados como iogurtes e queijos. Nutrientes como fibras, vitaminas e minerais presentes nas frutas e nos vegetais devem ser incentivados diariamente tanto nos lanches como no almoço e jantar.  

2. O que incluir no cardápio para garantir os nutrientes importantes para esta faixa etária?

Para garantir as vitaminas e minerais que as crianças precisam pense em tudo que é naturalmente colorido. Começando pelas frutas como maçã, kiwi, amora, morango, melancia, melão, cada uma tem benefício que a ciência descobre a cada dia. Não existe a fruta perfeita, ou a salada ideal e sim a variedade. Quanto mais colorida, mais misturada essas cores mais nutrientes a criança está comendo. Além destes coloridos, o arroz e o feijão do dia a dia não podem faltar. Esta dupla deve ser defendida sempre na alimentação dos pequenos.

3. A partir dos 10 anos, há mudanças estruturais do corpo, maturação sexual e pressões emocionais sociais. É preciso priorizar quais tipos de alimentos e quais são os benefícios?

A partir dos 10 anos, a criança entra na fase da adolescência. Há várias transformações corporais, emocionais e sociais. Elas passam mais tempo fora de casa e podem ser as responsáveis por fazer o próprio lanche ou comprá-lo. Envolver o adolescente na escolha do próprio lanche é um ótimo momento para incentivar escolhas mais saudáveisDurante a adolescência, ocorre o pico na formação da principal parte dos ossos que é a matriz. Isso faz com que a necessidade de cálcio aumente. Três porções de iogurtes de 200ml ou de leite por dia podem garantir a demanda desta fase.

4. Em quais casos a suplementação de vitaminas, cálcio e/ou ferro é necessária? 

A suplementação medicamentosa de vitaminas e minerais como cálcio, ferro deve ser realizada somente após um levantamento detalhado da história alimentar e deve ser realizada somente por um médico ou por um nutricionista capaz de avaliar a real necessidade desta suplementação, inclusive a quantidade. A alimentação equilibrada, colorida e variada já é capaz de fornecer todos os nutrientes que as crianças e adolescentes necessitam para crescer e se desenvolver.

5. Quais os principais perigos do excesso de alimentos industrializados e fast-foods na alimentação infantil?

O excesso de sal, açúcar e gordura de má qualidade são os principais perigos de alimentos prontos. Várias pesquisas mostram que os lanches consumidos fora de casa são mais calóricos e contém a maior quantidade de sal e açúcar. O excesso de sal ajuda na elevação da pressão arterial, associado ao excesso de peso e um estilo de vida pouco ativo a saúde da criança pode ser comprometida. Uma maneira de evitar este desequilíbrio é envolver ao máximo as crianças na elaboração do lanche em casa e buscar formas práticas, criativas e saborosas para que elas levem de casa os lanchinhos que precisam ao longo do dia.

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