Alimentação Infantil

10/10/2014 04:46 - Atualizado em 06/12/2016 02:37

Alimentação para crianças: Desvende 8 mitos e verdades

Veja o que pode ou não fazer parte da alimentação para crianças e crie um cardápio saudável.

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Redação

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Criar uma dieta saudável para crianças nem sempre é fácil. Com diferentes paladares, os pequenos normalmente recusam certos alimentos por seu sabor diferente ou até mesmo por se diferenciarem de chocolates, bolachas recheadas e pizzas. Descubra quais são os mitos e verdades da alimentação para crianças.

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8 mitos e verdades da alimentação para crianças

1. Crianças comem só três vezes por dia

É mito.

O cardápio das crianças deve ser formado por café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia. Muita atenção também com o preparo da sua lancheira para a merenda na escola.

A dieta deve conter 25% dos alimentos formados por proteína (carne, peixe, ovo e frango) com leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico e soja), 25% de carboidratos (arroz, massas, pães e cereais) e 50% de verduras e legumes e frutas.

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2. A carne vermelha faz a criança crescer saudável

É verdade.

Fonte de proteínas, gorduras, ferro e zinco, a carne vermelha combate a anemia e auxilia no fortalecimento satisfatório dos músculos.

A alimentação para crianças, como já visto, deve conter 25% de proteínas em cada refeição. Para aumentar a absorção do ferro, é indicado o consumo de um alimento rico em vitamina C, como laranja.

alimentacao-para-criancas3. Frutas e verduras são essenciais na dieta

É verdade.

Com diversos nutrientes, minerais e fibras, as frutas e verduras são muito importantes para um desenvolvimento saudável. Durante a infância, é importante o consumo dos mais diversos tipos de alimentos, já que nessa fase é formado o paladar do ser humano.

4. Alimentos com corantes causam alergias

É verdade.

Os alimentos industrializados que contêm corantes devem ser evitados o máximo possível. Além dos corantes, os espessantes e os conservantes também pode causar problemas, como alergias. Dê preferência para os alimentos mais naturais possíveis.

5. Frutas devem ser consumidas sem casca

É mito.

As cascas costumam ser repletas de fibras, importante substância na alimentação para crianças. Para evitar problemas, lembre-se de lavar as frutas e verduras com água abundante e uma escovinha. Isso facilita a retirada dos agrotóxicos, que podem causar alergias ou doenças intestinais.

6. Doces em excesso podem causar a obesidade

É verdade.

A alimentação para crianças deve ser balanceada. Os doces devem ser controlados, a exemplo dos cereais com açúcar. Caso a criança esteja acima do peso, a recomendação é o consumo de apenas duas porções durante a semana. A criança que está com a saúde impecável pode consumir três vezes.

7. Pós vitaminados ajudam a criança a ter saúde

É mito.

A utilização dos suplementos alimentares deve ser incluída na dieta somente nos casos em que a criança apresenta um déficit de nutrientes. Havendo a desnutrição, os suplementos em pó tem resultados satisfatórios na alimentação para crianças, já que são calóricos.

8. Gemada é fonte de energia

É mito.

Apesar de saborosa, a ingestão de ovo cru pode ser perigosa devido à presença de salmonela. Essa bactéria causa diarreia, vômito e pode levar à morte. A indicação é consumir ovos fritos ou cozidos.

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