Alimentação Infantil

05/08/2014 09:00 - Atualizado em 07/12/2016 11:24

Alimentação infantil: Ingerir líquido durante as refeições pode fazer mal

Aumento de peso e dificuldades de digestão são problemas gerados ao ingerir líquido durante as refeições.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando se fala em cuidados com as crianças, uma das maiores preocupações dos pais é a alimentação. E, na hora de ingerir líquido durante as refeições, surgem uma série de dúvidas. Alguns falam que faz mal, que engorda e até que aumenta a barriga. Neste artigo, você verá o que é mito, o que é verdade e quais cuidados são necessários.

ingerir-liquido-durante-as-refeicoes
Ingerir líquido durante as refeições é um fator que contribui para o ganho de peso. Foto: Shutterstock

Riscos ao ingerir líquido durante as refeições

Se o seu filho tem o hábito de ingerir líquido durante as refeições, isso pode causar a dilatação do seu estômago e fazer com que ele fique mais elástico. Com isso, o líquido acaba roubando o espaço dos alimentos sólidos, fazendo a criança perder a fome e parar de comer mais cedo.

E muitas vezes esse líquido é um refrigerante, cheio de açúcares, que pode até produzir a sensação de saciedade, mas sem grande valor nutricional e com alta quantidade de calorias. 

Tanto para o seu filho quanto para você, esse hábito pode causar diversos problemas. Entre eles, está o ganho de peso e o acúmulo de gordura abdominal, pois, na próxima refeição a pessoa vai chegar com mais fome ainda, comendo pratos maiores e menos selecionados.

O maior problema que ingerir líquido durante as refeições pode causar é a má digestão, principalmente para as crianças, que ainda estão se desenvolvendo fisicamente. Todo o processo de digestão pode ser prejudicado, começando pela mastigação, que pode ficar incompleta.

Depois, quando o alimento vai para o estômago, ele chega no suco gástrico, que com o líquido fica mais diluído e retarda a digestão dos carboidratos e proteínas. Além de gases e arrotos, isso pode causar indigestão e flatulências.

Outro ponto negativo para a ingestão de líquido junto com a comida é a diminuição da capacidade de absorção dos nutrientes. A alimentação acaba se tornando menos nutritiva porque não é possível fazer a digestão de forma correta. Isso ocorre porque os alimentos acabam passando de forma muito rápida pelo intestino, que é o local onde acontece a absorção. 

Ingerir líquido durante as refeições com segurança

Mas se você não conseguir eliminar esse hábito da rotina do seu filho, há duas formas de minimizar os efeitos que ingerir líquido durante as refeições causa.

A primeira é escolher o tipo de bebida. Os refrigerantes são os mais prejudiciais, devido aos gases que dilatam ainda mais o estômago. Opte pela água ou por um suco de frutas natural.

Ingerir líquido durante as refeições
Um copo de suco de laranja oferece boa carga de vitamina C. Foto: Shutterstock

Outra maneira que pode ajudar é cuidar a quantidade que é ingerida. Não é recomendado que qualquer tipo de líquido seja tomado em grande quantidade durante as refeições. Se não for possível evitar o consumo, beba água e não deixe que ultrapasse um copo de 200ml. É indicado que se tome líquido somente após a refeição. Ou, então, no ultimo caso, beba meio copo de água junto com a comida. Isso é o suficiente.

É preciso então ter bastante cuidado com a educação alimentar do seu filho, deixando-o consciente também que ingerir líquido durante as refeições faz mal para o bom funcionamento do organismo. E os cuidados devem ser redobrados quando se tratar de pessoas que contenham algum problema no sistema digestivo, como o refluxo

Então, pronto para o desafio?

Leia também:

5 lanches saudáveis para o recreio

Obesidade é um tema urgente para pais e mães

Café da manhã é a refeição mais importante para a criança

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ