Alimentação Infantil

01/12/2014 07:03 - Atualizado em 01/12/2016 05:42

Alimentação infantil divertida: Veja como incentivar seu filho

Chamar a criança para a cozinha e apostar nas cores são dicas para deixar a alimentação infantil divertida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A hora de comer é o momento em que o seu filho deve curtir o sabor dos alimentos e também o visual do prato. Mas alguns pais e mães sofrem na educação alimentar das crianças. 

Dicas para deixar a alimentação infantil divertida

1 - Envolva a criança no processo

Chamar as crianças para ajudar na hora de montar a mesa é sempre uma boa ideia. Explique como os pratos e talheres devem ser dispostos. Faça com que ela se sinta útil e animada para saborear a comida.

alimentacao-infantil-divertida

2 - Tenha boa postura

Para deixar a alimentação infantil divertida, mostre para os seus filhos como uma pessoa deve se portar em uma mesa. Sente-se com a coluna reta e coma lentamente.

3 - Mini chef

E que tal chamar seu filho para cozinhar com você? Além de deixar a alimentação infantil divertida, a atitude acolherá a criança, que se sentirá útil e terá mais informações sobre a comida. Depois, peça ajuda para montar os pratos. Escolha ingredientes coloridos e saborosos, como brócolis, cenoura, tomate e ervilha.

4 - Dê o exemplo

Se a criança vê o pai e a mãe discutindo na hora da refeição, ela vai associar sentimentos negativos a esse momento. Busque ao máximo manter conversas descontraídas e o humor em alta no café da manha, no almoço e na janta. Os pequenos percebem todos os detalhes e vão se sentir mais alegres com a comida se você também estiver contente.

Receitas para deixar a alimentação infantil divertida

Buraco Quente

Ingredientes:

6 colheres de sopa de azeite extra virgem
2 colheres de sopa de manteiga
500 gramas de filé mignon picado
1 cebola picada
Sal e pimenta moídos na hora e a gosto
1 colheres de sopa de colorau
2 dentes de alho picados
1 tomate picado
1 colher de sopa de salsinha picada
8 colheres de sopa de caldo de legumes
12 pães franceses frescos

Modo de Preparo:

Coloque azeite e margarina dentro de uma frigideira. Deixe esquentar bem. Acrescente a carne e frite até que fique douradinho. Coloque a cebola, o alho, o sal e a pimenta. Misture por mais um pouco e acrescente o colorau, a salsinha e o tomate. Coloque uma pequena quantidade de caldo de legumes. Deixe esquentar até que reduza. Tire a frigideira do fogo. Quando estiver pronto, coloque o molho em um buraco feito em um dos lados do pão.

Pão do Porquinho

Ingredientes do Pão:

1 pacote de mistura para pão caseiro
1 colher de sopa de fermento biológico seco
¾ de xícara de chá de leite integral
1 ovo.

Ingredientes do Recheio e Montagem:

1 xícara de chá de chocolate ao leite picado
1 gema de ovo, para pincelar
Uvas-passas pretas, para fazer os olhos do porquinho

Modo de Preparo do Pão:

Dentro de uma tigela, coloque a mistura para pão e o fermento. Coloque o leite e o ovo. Misture bem todos os ingredientes dentro de uma tigela. Pegue a massa e coloque em cima de uma bancada com farinha. Sove a massa com as mãos até que ela fique lisa. Leve novamente para a tigela e deixe crescer por mais ou menos 40 minutos.

Modo de Preparo Recheio e Montagem:

Abra uma pequena quantidade de massa e recheie com pedaços de chocolate. Feche bem até que fique em formato de bola. Faça o nariz as as orelhas com a massa. Os olhos serão feitos com uva-passa. Sobre o porquinho, passe um pouquinho de gema. Deixe crescer por mais 25 minutos. Coloque todos os porquinhos dentro de uma forma untada com manteiga e farinha. Deixe no forno a 180ºC por 25 minutos. Sirva quando estiver frio.

Gosta das nossas dicas de receitas e nutrição? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentação infantil
crianças
nutrição
família

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ