Alimentação Infantil

18/12/2014 03:18 - Atualizado em 10/12/2016 08:54

Alimentação balanceada: O que não pode faltar no prato das crianças

A alimentação balanceada é fundamental para garantir o desenvolvimento saudável dos pequenos.

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Redação

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Você certamente já ouviu falar que as crianças precisam se esforçar para manter uma alimentação balanceada. Mas o que é isso? Como se faz para criar um cardápio adequado para os pequenos? A maior parte dos pais têm dúvidas com relação a isso, mas há uma espécie de fórmula para compor um prato atraente, gostoso e saudável. Quer saber qual é ela?

O que é uma alimentação balanceada

Alimentação balanceada é aquela que mantém um equilíbrio entre todos os elementos. Pessoas que possuem esse tipo de alimentação não comem um outro elemento em demasia. Elas conseguem manter uma média entre cada uma das substâncias, das vitaminas, dos nutrientes e dos grupos alimentares no seu dia a dia.

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Quando você ingere, em cada refeição ou lanche que faz, proporções semelhantes de proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis, dá ao corpo matéria-prima para exercer suas funções energéticas, hormonais e celulares. Dessa forma, o sistema corporal humano se desenvolve de maneira muito mais rápida e eficiente, tanto mental quanto fisicamente.

Os adultos costumam mudar um pouco dessa fórmula, já que muitas vezes possuem objetivos de mudança corporal, como o ganho de massa magra ou a eliminação da gordura extra do corpo.

Mas quando se trata de crianças em pleno desenvolvimento, a alimentação balanceada é fundamental. Ela é uma forma de garantir, pelo menos, uma boa estrutura óssea e imunidade reforçada para os pequenos.

Quais elementos formam uma alimentação balanceada

Mas se você ainda tem dúvidas sobre como montar uma alimentação balanceada, saiba que há alguns alimentos básicos e essenciais, que não podem ser suprimidos da alimentação infantil. O leite é um deles.

Fonte mais pura de cálcio, ele é o principal responsável por dar ossos fortes e resistentes, dentes bem formados e ainda é uma fonte de proteína, que ajuda na construção dos grupamentos musculares.

Frutas, como laranja e banana, também devem ser oferecidas diariamente para os pequenos. Elas são as principais fontes de vitaminas que podemos encontrar. Na laranja, a vitamina C que aumenta a imunidade. Na banana, a vitamina B, que é responsável pela manutenção do sistema nervoso, além de cuidar da pele, dos olhos e dos cabelos. A vitamina B ainda ajuda o corpo a absorver outros nutrientes.

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Os ovos e a carne vermelha são a principal fonte de proteínas que podemos servir aos pequenos. Um ovo por dia é o ideal para que a pele, os músculos e os tecidos dos órgãos sejam sempre renovados. No caso da carne vermelha, ela é uma importante fonte de ferro e ajuda na produção de células vermelhas no organismo, responsáveis por transportar o oxigênio. A falta de ferro causa anemia.

Macarrão, assim como o arroz, as batatas e os outros carboidratos, faz parte de uma alimentação balanceada. Ele é a fonte de energia para que os pequenos realizem suas atividades diárias. Os vegetais, como o brócolis e a cenoura, compõem o grupo das saladas, temidas pelas crianças, mas muito necessárias. O brócolis é rico em cálcio e a cenoura fonte pura de vitamina A.

E aí, preparada para elaborar um cardápio saudável para seu filho? Deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

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