Alimentação Infantil

19/01/2017 12:58 - Atualizado em 22/04/2017 06:07

7 opções de lanches saudáveis para as crianças levarem para a escola

Saiba como preparar a merenda ideal para o seu filho

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Redação

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Janeiro já passou da metade e, em poucas semanas, o calendário escolar será iniciado. E com a volta às aulas, os pais já começam a planejar a rotina dos filhos. E entre os detalhes mais importantes a serem considerados está a organização da merenda dos pequenos, já que é na escola que eles passam a maior parte do dia. Por isso, é interessante que os pais preparem lanches saudáveis para as crianças levarem para a escola, agradando os seus paladares e garantindo ainda uma boa qualidade de vida e ainda agradem seus paladares.

Lanches saudáveis para as crianças

Segundo a nutricionista Juliana Rossi, o principal a ser considerado na hora de montar a lancheira das crianças é incluir alimentos de cada grupo: carboidratos, proteínas e frutas. “Cada grupo alimentar desempenha uma função no organismo. O carboidrato fornece energia, as proteínas ajudam no crescimento muscular e ósseo e as frutas são ricas em fibras, que ajudam no funcionamento intestinal e são riquíssimas em vitaminas essenciais ao crescimento das crianças”, explica.

A especialista destaca que os alimentos sem glúten e sem lactose são sempre bem-vindos, mesmo para aquelas crianças que não possuem intolerância a essas substâncias. “Nesses casos, a mãe pode variar entre os lanches tradicionais e os restritivos”, sugere. Lembrando que essas opções são saudáveis não apenas por não conterem essas substâncias. “É preciso que não se compre produtos industrializados, que podem não ter glúten ou lactose, mas acabam sendo ricos em gorduras e sódio, ou seja, prejudiciais à saúde”, alerta.

Dicas do que considerar na hora de montar a lancheira:

Confira as orientações da nutricionista Juliana Rossi para montar uma lancheira saudável e completa para o seu filho na volta às aulas:

• Sempre que colocar frutas, opte por opções que possam ser transportadas inteiras, lave-as muito bem e embale em papel filme;

• Evite usar sucos de frutas industrializados, optando preferencialmente pelos naturais. Se não for possível, prefira os que não contenham açúcar nos ingredientes.

• Para fazer sanduíches, podem ser utilizados pães sem glúten. Já as tortas podem ser feitas com farinha de arroz, de milho ou de quinoa.

• Os tubérculos são muito saudáveis e cheio de fibras: batata doce, mandioca e mandioquinha. E podem ser temperados com azeite e sal rosa.

• Ovinhos de codorna são excelentes fontes de proteínas, assim como os patês de atum e de frango.

• Muffins feitos em casa com linhaça, chia, amêndoas, cacau, frutas, aveia e quinoa são ótimos, super completos, cheios de nutrientes e as crianças amam.

Confira algumas opções de lanchinhos saudáveis:

Opção 1

Pão de forma sem glúten, patê de atum com azeite e suco de laranja

Opção 2

Muffin de chocolate e limonada

Opção 3

Torta de frango e suco de maracujá

Opção 4

Salgadinhos assados de mandioquinha, batata doce, ovinho de codorna  e suco de uva

Opção 5

Milho cozido com azeite e sal, queijinho de búfala (proteína de fácil digestão) e suco de maçã

Opção 6

Bolinho de cenoura sem glúten e água de coco

Opção 7

Chocolate 60%, achocolatado longa vida e banana

Com essas sugestões, é possível montar lanches saudáveis e que agradem o paladar dos pequenos. Para outras dicas de alimentação infantil, fique acompanhando o Vivo Mais Saudável.

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