Alimentação Infantil

16/10/2015 04:58 - Atualizado em 03/12/2016 04:07

2 receitas de pipoca com chocolate saudável

A pipoca de alfarroba contém menos gorduras e açúcares que a versão tradicional.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A pipoca com chocolate é rica em gorduras e açúcares. Por isso, pode favorecer o sobrepeso infantil. A solução para garantir o lanche das crianças sem abrir mão do sabor é encontrar alternativas saudáveis para a guloseima. Conheça duas opções.

Pipoca com chocolate de alfarroba

O sabor é o mesmo! A alfarroba contém pouquíssima gordura e é livre de lactose, cafeína, glúten e açúcar. Fabricado a partir das sementes da vagem da alfarrobeira, nativa da costa do Mediterrâneo, o ingrediente é facilmente encontrado em lojas especializadas em alimentação natural.

Ingredientes:

- 5 colheres de azeite

- 5 colheres de milho

- 5 colheres de açúcar

- 3 colheres de água

- 1 colher de alfarroba em pó.

Modo de Preparo:

Junte todos os ingredientes em uma panela e coloque em fogo baixo. Mexa devagar. Quando começar a estourar, tampe a panela e deixe o processo continuar. Assim que a pipoca estiver pronta, desligue o fogo. Finalize mexendo para misturar bem todos os ingredientes.

pipoca com chocolate

Pipoca com chocolate amargo

Deixe de lado as versões ao leite! O chocolate amargo tem mais cacau e é fonte de cálcio, proteína, gordura, açúcar e vitaminas. Com polifenóis de ação antioxidante, ele ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue, garante o melhor funcionamento celular e reduz a ação dos radicais livres.

Ingredientes:

- ½ xícara de milho

- 1 barra de chocolate amargo

Modo de Preparo:

Coloque o milho em um saco para pão e enrole para fechar. Leve ao micro-ondas por três minutos. Derreta o chocolate amargo em banho-maria. Quebre-o em pedaços para agilizar o processo. Quando estiver cremoso, misture com as pipocas. Mexa com cuidado. Leve para a geladeira e espere endurecer.

Saiba Mais
Veja 4 razões para ler os rótulos de alimentos
Açúcar nos alimentos nem sempre é fácil de ser percebido
Chocolate amargo rende receitas deliciosas

Controle o açúcar e garanta mais saúde

A versão tradicional da pipoca com chocolate, geralmente feita com achocolatado, pode trazer consequências ruins para a saúde das crianças. O excesso de alimentos açucarados pode levar a quadros de hiperatividade, ansiedade e irritabilidade, além de estimular o ganho de peso.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o valor de açúcar que uma pessoa pode consumir diariamente não deve ultrapassar os 10% da energia total necessária. Essa quantia engloba a sacarose e açúcares naturais, como frutose e glicose.

Para evitar exageros, fique sempre de olho no rótulo dos alimentos. Mascarados com nomes diferentes, açúcares podem ser consumidos de forma descontrolada em biscoitos recheados, iogurtes, refrigerantes e até mesmo molhos e condimentos.

Caso você tenha dúvidas sobre como montar o cardápio do seu filho, marque uma consulta com um nutricionista infantil. O profissional saberá indicar os ingredientes mais saudáveis para compor uma dieta balanceada e cheia de energia para o seu filhote.

Mas e a pipoca com chocolate saudável, vai preparar? Depois nos conte o resultado! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação infantil aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
pipoca doce
alfarroba
chocolate amargo
lanche saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ